El discurso técnico de la educación física o el techo de cristalbosquejo de un debate sobre el código disciplinar de la educación física y su precaria legitimidad.
-
1
Universidad de León
info
ISSN: 0716-050X, 0718-0705
Ano de publicación: 2012
Volume: 38
Número: 3
Páxinas: 89-109
Tipo: Artigo
Outras publicacións en: Estudios pedagógicos
Resumo
A Educação Física se realiza de acordo com quais princípios ideológicos? Quais funções ela cumpre? Como é feita a seleção de conteúdos? Eles são úteis e valiosos à aprendizagens corporais de todos os estudantes? Estas e outras questões constituem o marco sobre o qual propõe-se um debate referente ao status da Educação Física e sua precária legitimidade no sistema escolar. Considerando-se a tradição crítica, descobrem-se algumas das contradições epistemológicas que o discurso técnico precisa conter a fim de manter seu sentido dentro do contexto onde sua legitimidade se mantém. Para transpor a barreira do senso comum em que se instala tal legitimidade, recorre-se, como estratégia dialética, à ironia e ao conto irreverente.
Información de financiamento
Este artículo fue solicitado por la Revista Estudios Pedagógicos en diciembre del 2011 en el contexto del proyecto de Investigación FONDECYT (Fondo de Investigación Científica y Tecnológica) Nº 11110016, titulado "Educación Física y su función de transformación de las desigualdades sociales: profesorado del área y documentación ministerial”. El artículo fue aceptado en junio de 2012.Financiadores
-
FONDECYT (Fondo de Investigación Científica y Tecnológica)
Chile
- 11110016