El discurso técnico de la educación física o el techo de cristalbosquejo de un debate sobre el código disciplinar de la educación física y su precaria legitimidad.

  1. Vicente Pedraz, Miguel 1
  1. 1 Universidad de León
    info

    Universidad de León

    León, España

    ROR https://ror.org/02tzt0b78

Aldizkaria:
Estudios pedagógicos

ISSN: 0716-050X 0718-0705

Argitalpen urtea: 2012

Alea: 38

Zenbakia: 3

Orrialdeak: 89-109

Mota: Artikulua

DOI: 10.4067/S0718-07052012000400006 DIALNET GOOGLE SCHOLAR lock_openSarbide irekia editor

Beste argitalpen batzuk: Estudios pedagógicos

Laburpena

A Educação Física se realiza de acordo com quais princípios ideológicos? Quais funções ela cumpre? Como é feita a seleção de conteúdos? Eles são úteis e valiosos à aprendizagens corporais de todos os estudantes? Estas e outras questões constituem o marco sobre o qual propõe-se um debate referente ao status da Educação Física e sua precária legitimidade no sistema escolar. Considerando-se a tradição crítica, descobrem-se algumas das contradições epistemológicas que o discurso técnico precisa conter a fim de manter seu sentido dentro do contexto onde sua legitimidade se mantém. Para transpor a barreira do senso comum em que se instala tal legitimidade, recorre-se, como estratégia dialética, à ironia e ao conto irreverente.

Finantzaketari buruzko informazioa

Este artículo fue solicitado por la Revista Estudios Pedagógicos en diciembre del 2011 en el contexto del proyecto de Investigación FONDECYT (Fondo de Investigación Científica y Tecnológica) Nº 11110016, titulado "Educación Física y su función de transformación de las desigualdades sociales: profesorado del área y documentación ministerial”. El artículo fue aceptado en junio de 2012.